segunda-feira, 31 de agosto de 2009

domingo, 30 de agosto de 2009

Eu novo visual

Mostra Pedagogica da Saúde e Nutrição

Esta semana tivemos muito trabalho em montar, organizar e preparar mais este sucesso que foi a mostra Pedagógica de Agosto, na qual o tema foi :Nutrindo o mundinho para uma vida saúdavel!!!

A proposta foi fazer com que os alunos vivenciasse plenamente cada especialidade medica, neste caso os alunos foram os especialistas.
Especialidade: Ortopedia- JIII o mascote que fez sucesso!!!
Eu e ele, deu trabalho mais no final a recompensa...
Cartazes da turma, com a impressão das mãos representando o raio x e alimentos ricos e importantes para a nutrição dos ossos
Modelagem do crânio, cada criança modelou o seu, lindos, parabéns ficou lindooooooooooooooo
CURIOSIDADE: VOCÊ SABIA? QUE O ORÉGANO É UM ANTIINFLAMATÓRIO NATURAL


O orégano é uma erva aromática muito utilizada na culinária. O que muita gente não sabe é que além de conferir à pizza seu sabor típico, o orégano ainda atua como um antiinflamatório natural. Isto porque a erva contém uma substância biologicamente ativa denominada beta-cariofilina (E-BCP), também encontrada no manjericão, no alecrim, na canela, e na pimenta preta. Esta substância também parece ter um efeito protetor contra a osteoporose e a aterosclerose.

Cálcio e vitamina D


- Estudos em crianças e adolescentes mostraram que acrescentar cálcio suplementar ou extra na dieta melhora o índice de ganho mineral nos ossos durante o crescimento.
- Vitamina D é essencial para ajudar na absorção de cálcio e garantir a renovação dos tecidos ósseos apesar de um grande número de evidências sugerirem que, em nível global, a deficiência de vitamina D é difundida.
- A suplementação de cálcio e vitamina D reduz os índices da perda óssea e também das fraturas nas pessoas mais velhas.


Proteína

- Proteína dietética adequada é essencial para a saúde dos ossos. Estudos mostraram que os homens e mulheres idosos que consumiram altos índices de proteína dietética tiveram índices menores de perda óssea na bacia e espinha do que aqueles que consumiram quantidades menores de proteína.
- Em pacientes idosos que tiveram fraturas da bacia, garantir o consumo suficiente de proteína ajuda na recuperação mais rápida, diminui os dias no hospital e aumenta a possibilidade de voltar a ter uma vida independente.


Fatores de Estilo de Vida

- A acumulação da massa óssea é maior durante a puberdade, portanto coloca os adolescentes que têm uma dieta desnecessária e excessiva e principalmente os que têm anorexia nervosa correndo riscos maiores
para o máximo em redução da massa óssea e fraturas mais tarde na vida.

ATADURA GESSADA PARA ENGESSAR OS DEDINHOS DOS VISITANTES, QUE CURTIÇÃO FOI, A TURMA TODA QUIETINHA E PARTICIPANDO, PARABÉNS!!!!!
COLOCANDO OS JALECOS!!!


Especialidade: Oftamologia (Ensino Fundamental)

Especialidade: Cardiologia (JII)
Especialidade: Dermatologia (JI)
Especialidade: Pediatria (Maternal)
Palestra com a Nutricionista: Sonia







segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Parceria escola e familia

Desde de sempre fui uma defensora e apoio as gestões na qual abrem os portões e muros da escola, não foi atoa que este tema esteve e sempre fará parte da minha vida profissional, academica...
Segue um pouquinho da minha tese que defenderei sempre!!!

Durante muito tempo, os pais foram vistos somente como colaboradores, e não como parceiros, desta forma, o jogo de responsabilidades era formado nestes grupos. Quando os resultados são satisfatórios, tudo vai bem, ninguém pensa sequer em debater os mesmos, mas se os resultados não forem satisfatórios começa-se a culpar um ao outro: a família responsabiliza a Escola e vice-versa.







De um lado, a Escola, com o seu grupo de professores e funcionários, responsabilizando a família pelos fracassos, dificuldades, problemas de aprendizagem, dificuldades afetivas entre outros, e não olhando a realidade, de sua função, pois, assim como a família, também tem a responsabilidade de educar.






A família, por sua vez, passa a exigir cada vez mais da escola, isentando-se também do seu papel; atribui inúmeras expectativas em relação à Escola, desde a formação de hábitos, valores, saúde e até aquisição do conhecimento sistematizado.






Não delegando função, mas sim se adequando à realidade da sociedade, a Escola, atualmente na sociedade brasileira, assume um papel global no cuidado com a criança, ou melhor, procurando se adaptar às novas mudanças, incorporando novas atribuições. A Escola e família têm os mesmos objetivos: fazer a criança se desenvolver em todos os aspectos e obter o sucesso com a aprendizagem, com isso, para se ter esta relação fortalecida, é preciso procurar o entrosamento de todos os responsáveis.







Envolver os familiares na escola é uma tarefa de conquista, isso é possível a partir do momento que todos os participantes se comprometam em abrir os seus portões para a comunidade.

Este é o caminho de uma parceria sólida, conquistada!!! Pensem nisso.

domingo, 23 de agosto de 2009

O preço da liderança

http://www.youtube.com/watch?v=c9FcGVo1spc

sábado, 22 de agosto de 2009

Festival Folclorico - Exposição

A exposição aconteceu ontém dia 21/08/2009, com a presença de alguns responsáveis e comunidade que muito nos deu a presença e apoio neste dia chuvoso e frio no RJ!!!
Obrigada por tudo...
Este foi um cantinho especial de apresentação das turmas da Educação Infantil, aqui se apresentaram as turmas do Jardim I e Maternal
Alguns dos cartazes desta mostragem que ficou d++++++++++,quando foi proposto para equipe na qual sou responsável pela parte pedagogica com certeza foi e sempre será um desafio na qual, todos os dias venho pagando o preço da liderança!!! Com toda certeza o trabalho é valorizado, respeitado e apoiado!
A seguir os brinquedos produzidos pelos professores, crianças, que por sinal ficou espetácular sem sombra de dúvidas.
Cavalinho de pau (JI), segue o molde
Fonte: imagem da net
Vai a galope o cavaleiro e sem cessar

Galopando no ar sem mudar de lugar.

E galopa e galopa e galopa, parado,

E galopa sem fim nas tábuas do sobrado.

Oh! que bravo corcel, que doidas galopadas,

- Crinas de estopa ao vento, e as narinas pintadas!

Em curvas pelo ar, em velozes carreiras,

O cavalo de pau é o terror das cadeiras!

E o cavaleiro nunca muda de lugar,

A galopar a galopar a galopar!...

Bilboquê de pet e eva (JIII), a bolinha é um inseto!! Uma joaninha, uma abelhinha o que quiser, usem a imaginação!!!
Bilboquê (1º ano/ Ens. Fundamental)
Peteca (Maternal)com a base de argila e tnt, canudos que dá um visual bonito, além de reaproveitar os materiais plasticos, na luta constante de um meio ambiente melhor!!!
Bonecos de pano ou tnt (Jardim I)
Bilboquê de bola de gude e pião de EVA (Jardim II), segue o modelo do bilboquê de bola de gude.
Fonte: imagem da net
O pião entrou na roda, pião.



O pião entrou na roda, pião.


Roda, pião, bambeia, pião. (bis)

Sapateia no tijolo, pião.

Sapateia no tijolo, pião.

Roda, pião, bambeia, pião. (bis)

A menina não é capaz

De rodar pião no chão,

Roda, pião, bambeia, pião.
O pião é um dos brinquedos mais antigos da humanidade, já foram descobertos piões em vários sítios arqueológicos. Desde a antiguidade a idéia é a mesma e ainda hoje faz bastante sucesso com crianças e adultos.

Fantoches, confeccionados por todos nós da equipe, minhas pupilas e eu durante o período de recesso de Julho.



Pipas do 3º e 4º ano, montado e customizadas com os personagens das lendas apresentadas, muito bonito a criação e processo!!!
Catavento, brinquedo que muito diverte com seu movimento e colorido, ótimo presente pra dar a todos que vieram nos prestigiar nesta exposição, além de ser neste mês de Agosto o mês do vento, excelente lembrança!!!
Fantoches feito com a mãozinha das crianças do Maternal e colagem com penas, da  brincadeira de roda "A galinha do vizinho".

 
Bota ovo amarelinho.

Bota um,

Bota dois,

Bota três,

Bota quatro,

Bota cinco,

Bota seis,

Bota sete,

Bota oito,

Bota nove,

Bota dez!


Alguns livrinhos e albuns do Folclore
 Este ano a escola adotou um projeto muito interessante e rico "Vamos abraçar o mundinho" na qual todos os conteúdos, datas, eventos giram em torno do projeto, tudo sempre contextualizado e consciente!!!
 

Falar de Folclore é contar histórias, contos, fábulas, lendas.
Agora um pouco de lendas brasileiras


Lenda do Boitatá

 
O nome boitatá vem da língua indígena e quer dizer cobra de fogo.

Durante o dia o Boitatá não enxerga nada, à noite ele enxerga tudo.

Diz a lenda que certa noite a lua não apareceu, nem as estrelas no céu, a escuridão era total, era um breu.

Passado algum tempo, o sol também não surgiu e ficou tudo na escuridão por vários dias. As pessoas que moravam nos vilarejos estavam passando fome e frio. Não havia como cortar lenha para os braseiros que mantinham as pessoas aquecidas, nem como caçar naquela escuridão.

Para piorar tudo, começou a chover sem parar.

A chuva inundou tudo e muitos animais acabaram morrendo. Uma cobra boiguaçu que dormia num imenso tronco acordou faminta e começou a comer os olhos de animais mortos que brilhavam boiando nas águas.

Alguns dizem que eles brilhavam devido a luz do último dia em que os animais viram o sol.

De tanto olhos brilhantes que a cobra comeu, ela ficou toda brilhante como fogo e transparente.

A cobra se transformou num monstro incandescente, o Boitatá. Dizem que o Boitatá assusta as pessoas quando essas viajam na mata à noite.

Mas muitos acreditam que o Boitatá protege as matas contra incêndios. De qualquer forma se você encontrar um Boitatá, use óculos escuros ou feche os olhos e fique bem paradinho quase sem respirar.

Lenda da Cuca

 
Olá, eu sou a Cuca ou Coca, dependendo do lugar onde apareço tenho um nome diferente! Pode ser Cuca, Coca, Coco, La Cuca, enfim...

Sou uma velhinha feia em forma de jacaré que rouba criancinhas desobedientes, que não dormem cedo e que falam fora de hora.Todos têm muito medo de mim, apareço sempre à noite e levo as crianças em sacos.Cuidado comigo, não faça manha, nem desobedeça porque senão te pego e te levo no meu saco!Ando por aí cantando:



Dorme nenê,Que a cuca vem pegar,Papai foi na roça,Mamãe foi trabalhar!

A Lenda Boto Rosa


A lenda do boto é mais uma crença que o povo costumava lembrar ou dizer como piada quando uma moça encontrava um novo namorado nas festas de Junho.

É tradição Junina do povo da Amazônia festejar o nascimento de Santo António, São João e São Pedro.

Em estas noites se fazem fogueiras, se atiram foguetes enquanto se desfrutam de comidas típicas e se dançam quadrilhas e outras danças ao som alegre das sanfonas.

As lendas contam que em estas noites, quando as pessoas estão distraídas celebrando, o boto rosado aparece transformado em um bonito e elegante rapaz mas sempre usando um chapéu, porque sua transformação não é completa, pois suas narinas se encontram no topo de sua cabeça fazendo um buraco.

Como um cavalheiro, ele conquista e encanta a primeira jovem bonita que ele encontra e a leva para o fundo do rio.

Durante estas festividades, quando um homem aparece usando um chapéu, as pessoas pedem para que ele o retire para que não pensem que ele é um boto.

Apresentação do Jardim I- Boto Rosa,
Música: Boto Rosa Xuxa

Lenda da Vitória Régia a estrela das águas



Era uma vez uma linda e sonhadora indiazinha que não se cansava de olhar para a Lua.

Ela ficava sentada por horas com os olhos postos no céu, admirando seu brilho de prata e esperando que ele cobrisse a terra inteira e brilhasse sobre os lagos e os rios.

A indiazinha imaginava que seu corpo se erguia do chão como uma pluma, e subia, subia... até alcançar a Lua .

A Lua que observava tudo, sentia um carinho especial pelo sonho da indiazinha e pelo seu puro amor.

Um dia a pequena índia resolveu passear pela floresta enquanto aguardava a chegada do luar. Foi se aproximando do grande lago e sobre ele colocou seu olhar sonhador...

Ao ver o reflexo da lua exclamou com enorme alegria: - A Lua veio me visitar! A Lua veio me visitar! e com um gesto de querer abraçar a Lua, ela se jogou no lago.

Para compensar tamanho amor, a Lua junto aos astros do céu transformaram a pequena índia numa planta de beleza inigualável e, desde então, a pequena índia passou a viver para sempre com o nome glorioso de Vitória-Régia.


Lenda do Bumba-Meu-Boi


Em uma fazenda com muitos animais vivia também um boi muito bonito que era querido por todos. Principalmente por seu dono, que o adorava. Com o dono do boi, trabalhava Negro Francisco. Sua esposa estava esperando um bebê.

Um certo dia ela ficou com desejo de comer língua de boi, do boi mais bonito da fazenda, o boi de seu patrão.

O Negro Francisco foi atrás do boi pegar a sua língua, pois não queria que seu filho nascesse com cara de língua.

Quando o fazendeiro descobriu, mandou os índios que moravam em suas terras, caçarem Negro Francisco que, assustado, saiu correndo ao encontro do pajé para pedir ajuda.

O pajé conseguiu fazer com que o boi ficasse vivo e tivesse sua língua novamente deixando todos muito surpresos, inclusive o dono do boi.

Muito felizes porque Catinrinsa comeu a língua e o boi ainda estava forte e bonito como sempre, todos fizeram uma grande festa para comemorar.
Música e apresentação do Jardim II e Jardim III
A linda rosa juvenil
Comida típica - bolo de milho, cocadinha, bolinho de chuva... Hum que delicia!!! Parabéns nosso dia foi muito legal, divertido e cheio de novidades!!!!
Obrigada por me visitarem deixem recado, um abração Crislan