segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Parceria escola e familia

Desde de sempre fui uma defensora e apoio as gestões na qual abrem os portões e muros da escola, não foi atoa que este tema esteve e sempre fará parte da minha vida profissional, academica...
Segue um pouquinho da minha tese que defenderei sempre!!!

Durante muito tempo, os pais foram vistos somente como colaboradores, e não como parceiros, desta forma, o jogo de responsabilidades era formado nestes grupos. Quando os resultados são satisfatórios, tudo vai bem, ninguém pensa sequer em debater os mesmos, mas se os resultados não forem satisfatórios começa-se a culpar um ao outro: a família responsabiliza a Escola e vice-versa.







De um lado, a Escola, com o seu grupo de professores e funcionários, responsabilizando a família pelos fracassos, dificuldades, problemas de aprendizagem, dificuldades afetivas entre outros, e não olhando a realidade, de sua função, pois, assim como a família, também tem a responsabilidade de educar.






A família, por sua vez, passa a exigir cada vez mais da escola, isentando-se também do seu papel; atribui inúmeras expectativas em relação à Escola, desde a formação de hábitos, valores, saúde e até aquisição do conhecimento sistematizado.






Não delegando função, mas sim se adequando à realidade da sociedade, a Escola, atualmente na sociedade brasileira, assume um papel global no cuidado com a criança, ou melhor, procurando se adaptar às novas mudanças, incorporando novas atribuições. A Escola e família têm os mesmos objetivos: fazer a criança se desenvolver em todos os aspectos e obter o sucesso com a aprendizagem, com isso, para se ter esta relação fortalecida, é preciso procurar o entrosamento de todos os responsáveis.







Envolver os familiares na escola é uma tarefa de conquista, isso é possível a partir do momento que todos os participantes se comprometam em abrir os seus portões para a comunidade.

Este é o caminho de uma parceria sólida, conquistada!!! Pensem nisso.

2 comentários:

  1. Fazendo uma visitinha...Desejo um óptimo fim de semana para você. Bjs***

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida muito bom te-la aqui no blog!!!

    ResponderExcluir